Você conhece os Ovos Fabergé e sua história? Mas afinal, o que isso tem relação com a páscoa? Então, continue a leitura para saber mais!

Esse ano a Páscoa vai ter um sabor mais especial, o renascimento de toda a humanidade após dois anos de muita tristeza. A Páscoa é isso: Renascimento, Mudanças , Renovação!

Ao longo da história, o ovo foi enxergado como um dos mais tradicionais símbolos associados com a fertilidade e com o ciclo e a renovação da vida. Dessa forma, a decoração e a associação do ovo com a Páscoa são questões difíceis de serem definidas. Afinal, os historiadores não sabem o momento histórico real em que as coisas aconteceram, mas determinados dados podem nos ajudar a ter um panorama melhor sobre essa e outras questões que envolvem a Páscoa.

Diferentes origens do ovo de páscoa

Os persas, por exemplo, decoravam ovos e os colocavam na mesa de jantar durante o Noruz. Já na Ucrânia pré-cristã, o culto a Dazhboh, realizado com o término do inverno, contava com ovos que eram cobertos de cera de abelha e, em seguida, eram decorados.

Entre os povos germânicos, a brincadeira que celebrava a chegada da primavera se realizava com ovos decorados. Além disso, outros povos da antiguidade, como os egípcios, também decoravam ovos e a prática se consolidou na Europa. Por exemplo, em uma região da Inglaterra chamada Lancashite, havia um costume conhecido como Pace-Egging, de decorar ovos e usá-los como presentes. Os ortodoxos, em locais como a Grécia, tinham o costume de tingir ovos de vermelho para associá-los com o sangue de Jesus. Sendo assim, a prática de decorar ovos foi se espalhando pela Europa a partir da Idade Média. Por fim, a pintura a mão logo deu espaço para outras formas de decoração e ovos de porcelana começaram a ser produzidos e enfeitados.

Começo dos famosos Ovos Fabergé

O caso mais simbólico são os ovos Fabergé. Os ovos Fabergé são obras-primas da  joalharia produzidas por Peter Carl Fabergé e seus assistentes no período de 1885 a 1917 para os czares da Rússia. Os ovos, cuidadosamente elaborados com uma combinação de esmalte, metais e pedras preciosas, escondiam surpresas e miniaturas. Sendo assim, Ovos Fabergé são os Kinder Ovos da aristocracia. Os primeiros ovos de chocolate foram feitos na França no século XVIII e a partir dai viraram uma tradição em todo o mundo.

Ovos com(o) joias

Esse ano a chocolateria Cuore di Cacao criou um ovo rendado. Será recheado com um Pingente de ovo Silvia Döring inspirado nas criações de Fabergé. As chocolateiras responsáveis por essa criação linda são a Bibiana e a Carolina.

Feliz Páscoa!