Modernismo Brasileiro é a inspiração para a Coleção Modernista de Silvia Doring. Confira o conteúdo para saber mais!

As vezes acho que nasci com 40, quem sabe 60 anos de atraso. Quando me pego selecionando músicas, filmes, referências, etc. Afinal, tudo remete às décadas de 30, 50, 70 do século passado.

Não se engane achando que não gosto de modernidades, não sou presa ao passado. Dessa forma, amo tecnologia e modernidade, mas há um charme em algumas peças clássicas que é impossível tirá-las de meu moodboard eterno de referências. Por isso, eu simplesmente amo os chamados anos dourados do Brasil, foram anos de muita criatividade em produção cultural.

Arquitetos do Modernismo Brasileiro

Vem daí minha mais profunda admiração pelos arquitetos brasileiros que mudaram a história do mobiliário modernista com suas criações. Lembro de quando esperava com gosto o caderno da Ilustrada da Folha de São Paulo ou algum documentário obscuro na Rede Cultura. Isso para, somente conhecer a fundo os artistas que concebiam as peças de decoração que eu tanto admirava e desejava.

Mal imaginava à época que um dia a internet nos proporcionaria estar com toda a história destes gênios ao alcance de um click. Além disso, as peças de desejo poderiam ser compradas online de qualquer parte do mundo.

Mas isso não lhes tirou o encanto, ao contrário, para mim continuam ícones! Lina Bo Bardi, Sérgio Rodrigues, Ligia Clark, Amilcar de Castro, Oscar Niemeyer, Burle Marx, Jorge Zalszupin. Afinal, são eternas fontes de referências de onde alimento minha inspiração.

Hoje, quando vejo a cadeira Girafa de Lina Bo Bardi, a arquiteta italiana naturalizada brasileira, que ficou famosa pelo projeto do museu Assis Chateaubriand em 1958, o MASP, não deixo de pensar o objeto como uma mera cadeira. Já que, dizem os críticos ácidos, ela nunca pensou em conforto ao desenhar tal móvel. Porém, vejo ali um ícone de graciosidade e leveza, uma obra de arte em forma de mobiliário.

Modernismo Brasileiro como inspiração

É desta genialidade dos artistas do cotidiano que vem a minha inspiração: Trazer arte de forma inusitada aos elementos do dia a dia. Sendo assim, é nisso que penso quando crio. Quero levar arte, história, referência às minhas joias assim como a Lina nos trazia em seus projetos. Afinal, uma cadeira de design nunca será apenas um objeto de sentar. Assim como, um brinco de design nunca será apenas um adorno de orelha. Tem de ter significado!

Este também era o espírito por trás da obra de Sérgio Rodrigues, um dos grandes nomes do design de mobiliário no Modernismo Brasileiro. Dessa forma, o artista definia o design que produzia: “O móvel não é só a figura, a peça, não é só o material de que esta peça é composta, e sim alguma coisa que tem dentro dela. É o espírito da peça. É o espírito brasileiro. É o móvel brasileiro.”

Seu trabalho atingiu o ápice entre as décadas de 50 e 60, produzindo móveis que prestigiaram materiais brasileiros e inspirados na cultura indígena. Como couro, madeira e palha.

Poltrona Oscar Inspira Linha Cesca Modernista Silvia Döring

Exemplo disso, a Poltrona Oscar, em homenagem ao outro gênio da arquitetura no Modernismo Brasileiro, Oscar Niemeyer. De madeira maciça, tem formas leves, elegantes e a beleza da padronagem da tradicional trama de palha indiana que, trazida ao Brasil pelos clássicos móveis portugueses. Sendo assim, foi resgatada pelos modernistas desde os anos 20, com a famosa cadeira Cesca, de Marcel Breuer. Afinal, ambas as cadeiras me inspiraram a criar minha linha que reproduz o trançado da palha. Ainda sim, mantendo a delicadeza da trama, sem, contudo, deixar a peça de metal frágil demais.

São desafios do design que me instigam. Contar uma história, render uma homenagem, transportar uma ideia, através de uma peça original, ergonômica e funcional, que mantenha a beleza, isso tudo sem deixá-la inviável economicamente. Por isso, são desafios que nunca chegam ao consumidor, mas que fazem parte do dia a dia e a graça da profissão cada vez que alcanço o resultado proposto. 

Se você se interessou por meu trabalho e deseja conhecer mais, acesse o site e descubra peças inspiradas no Modernismo Brasileiro!