Coleção inspirada no Bioma Amazônia. Afinal, é conhecido como bioma de maior biodiversidade do mundo, é o maior do país (correspondendo a, aproximadamente, 49% do território brasileiro) e abriga também a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica do mundo.

A Amazônia é quase mítica: um verde e vasto mundo de águas e florestas. Dessa forma, as copas de árvores imensas escondem o úmido nascimento, reprodução e morte de mais de um-terço das espécies que vivem sobre a Terra.

As referências da Amazônia

Vitória Régia

Vitória-régia uma das maiores plantas aquáticas do mundo. Sendo assim, nas lendas indígenas a planta é a índia Naiá que estava apaixonada por Jaci, a lua, e foi transformada em planta após se afogar no rio. Por isso, ela é conhecida como a “estrela das aguas”. Além disso, seu nome mais popular surge a partir da iniciativa de um pesquisador inglês que levou as sementes para serem plantadas, nos jardins do palácio real em Londres. Por fim, lá a planta recebeu o nome de Vitória, em homenagem à famosa rainha do fim do século XIX.

Seringueira

A seringueira é genuinamente brasileira. Sendo assim, foi um dos principais produtos da economia nacional entre 1870 e 1920, quando era responsável por 25% das exportações do Brasil. É da Seringueira que se extrai o látex – líquido branco com o qual é possível produzir borracha natural .Também chamada de Seringa e de Cauchu, a árvore já era conhecida dos índios muito antes do descobrimento do Brasil. Além disso, na Amazônia há pelo menos 11 espécies diferentes de seringueira.

Guaraná

Guaraná, a nossa energia brasileira. Sendo assim, tem casca vermelha e, quando maduro, deixa aparecer a polpa branca e suas sementes. Por isso, se assemelham com olhos que originaram a lenda que são olhos de um curumim. Essa linda planta dá origem ao nosso segundo Bubble Biomas. Nessa foto ele está com um Bubble com a pedra Amazonita. Também conhecida como “pedra do Amazonas”, a Amazonita recebeu esse nome como forma de homenagear o rio Amazonas, pois segundo uma lenda, os indígenas que moravam às margens desse rio foram os primeiros a encontrá-la. Embora a história nunca tenha sido confirmada é fato que o cristal é importante para a cultura e para as tradições locais, que a utilizavam como amuleto e pedra sagrada de cura.

Os metais utilizados nessa coleção são o Ouro e a Platina. Além disso, as pedras são a jaspe , o olho de tigre, o quartzo verde , a ágata verde e as perolas shell. Também utizada a resina verde e vermelha.

“Ainda somos diante da Amazônia brasileira, um bando de curumins abestalhados sorrindo a largo por sua inimaginável exuberante beleza.” – RICARDO VIANNA BARRADAS